O mês de maio deste ano se passou, mais o dia 13 de maio, do ano de 2017, ficou marcado na memória dos amigos que conheceram o alegre e carismático vereador Edmilson Jansem.
Um homem que deixou na história, um legado de sua alegria de viver e seu amor incondicional pela família e pelo próximo.
Humilde, íntegro e brincalhão, que se misturava a bondade e a mania de ajudar, essas eram suas marcas de amigo e parceiro.
Saudades que ficaram marcadas para sempre em nossas lembranças do extrovertido parlamentar brincalhão, encerou na noite de sábado 13 de maio, no Hospital São Domingos em São Luís.
O INÍCIO DO FIM
Na noite de segunda feira- 24 de abril, se iniciava o começo de uma aflição. Edmilson Jansem foi submetido a uma cirurgia bariátrica pelas mãos do então médico cirurgião, José Aparecido Valadão, para redução do estômago (cirurgia Bariátrica), e hérnia umbilical, quando apresentou piora no seu quadro clínico, com uma nova infecção.
Dois dias depois, na noite de quarta-feira (26), o vereador começou a sentir febre e a pressão arterial subiu para L24, o que o levou a ser submetido a nova cirurgia. ainda na noite de quarta-feira.
Como a pressão ainda não havia caído, Edmilson Jansen sofreu uma nova intervenção cirúrgica, na manhã de sexta-feira (28) para alguns reparos, e limpeza com soro fisiológico.
A TRISTE NOTÍCIA
No início da tarde de sábado de maio, Edmilson passou pela última operação, para estancar os sangramentos, onde o local sob intervenção, não foi fechado e os médicos detectaram uma infecção provocada por bactérias.
As complicações não foram da cirurgia bariátrica, mas sim da hérnia inguinal.
A mesma bactéria estava encapsulada na hérnia, se espalhou rapidamente, causando completamente a paralisação dos runs.Mesmo com a lavagem de soro fisiológico na cirurgia acabou tendo três paradas cardíacas, não resistindo.
Por volta das 18h, a equipe médica do Hospital São Domingos informou o óbito do paciente
O ANÚNCIO OFICIAL
As 19h, assessor especial de imprensa Jornalista Mauro Garcia comunicou oficialmente o falecimento do vereador Edmilson Jansem na noite de sábado do dia 13 maio de 2017.
DEPOIMENTOS, EXPRIMEM O CARINHO DE MUITOS AMIGOS E FAMILIARES:
A pedagoga Sebastiana Aires do bairro Residencial Paraiso, fez um relato emocionante, de como conviveu com seu amigo, e uma lembrança, durante sua passagem na vida pública,
“Sabíamos que tínhamos um pai, que nos olhava e buscava soluções para a nossa comunidade”. “mas Deus teve outros planos para ele”, desabafa a pedagoga.
Hoje vivemos em uma outra realidade sem Edmilson”, conclui Sebastiana Aires.
O saudoso vereador, era atuante e popularmente reconhecido pelo jeito extrovertido e por suas atuações em defesa do esporte e dos menos favorecidos, que o colocavam como um dos grandes parlamentares da casa legislativa ludovicense.
população de São Luís, principalmente as camadas mais carentes da periferia.
Exemplo de caráter.
Um homem exemplar e um pai de família dedicado, que teve seu nome eternizado pelo caráter, sua atuação política e a forma que ele escolheu sua vida pública. Assim detalhou o vereador e ex-vice-presidente da Câmara, Dr. Gutenberg Araújo, sobre a passagem dos dois mandatos de Edmilson no parlamento municipal.“O vereador Edmilson Jansem, foi um parlamentar marcante na história desta casa”, reconhece Dr. Gutemberg. “Primeiro com suas ações parlamentares e o cuidado com suas lideranças e os seus bairros onde ele atuava”, finalizou o vereador
Homenagens
Quatro dias após o anúncio do falecimento, uma sessão solene foi realizada no plenário Simão Estácio da Silveira, a Câmara Municipal homenageou o falecido vereador, com o registro da família na data da diplomação, presidida pelo vereador Francisco Carvalho.
A homenagem foi idealizada pelo ex-vereador Estevão Aragão, que se manifestou, sugerindo aos colegas parlamentares que a sessão ordinária fosse aberta e logo em seguida, decretada uma sessão solene em homenagem a Edmilson Jansen. O decreto legislativo foi aprovado pela maioria dos vereadores.
No mesmo dia, também foi a provado outro projeto de Resolução, desta vez, de autoria do ex-vereador Ricardo Diniz, que a sala de reuniões da Casa passasse a se chamar, Sala de Reuniões “Vereador Edmilson Jansen”.
A sessão solene, foi acompanhada pelos filhos, George Jansen, Ana Carolina Jansen, Edmilson Jansen Junior, a viúva, Fernanda Silva, o irmão Edmar Jansen, os assessores Daniel Ferreira (Base), Ildimira Amaral (Gabinete), Mauro Garcia (Comunicação), Rômulo Silva e Joseane Rabelo e Luciane Silva.
Parlamentar dedicado nas causas sociais, assim definiu o ex-assessor executivo de base, Daniel Ferreira, que fez um relato de como era o amigo das comunidades.
“Seu Edmilson era uma pessoa muito boa. “Uma pessoa muito presente, uma pessoa muito dedicada aos familiares.” Hoje infelizmente só nos resta lembrar essa perda precoce de um verdadeiro irmão”, relatou Daniel Ferreira.
Um clima de comoção dominou todo o espaço da Câmara Municipal de São Luís, políticos, empresários, lideranças comunitárias e familiares lotaram as dependências do plenário para prestar seu último a Deus, no velório do vereador.
Parentes lembraram o quanto Edmilson Jansen era dedicado à família.
Edmilson havia apresentado evolução positiva e melhora ascendente, porém, nas últimas 24hs, começou apresentar uma nova infecção por germes oportunistas, que atingem pessoas com imunidade alterada.
O hospital informou que na UTI foram feitas todas as tentativas para combater a evolução da nova infecção, mas infelizmente o paciente veio a óbito.
Ao longo dia, a cerimônia fúnebre reuniu políticos, empresários, autoridades, lideranças comunitárias, e familiares, que lotaram as dependências do plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara de São Luís, para prestar as últimas homenagens e se despedir de um dos maiores líderes políticos, que a população de São Luís conheceu.
Dentre as autoridades presentes, estavam ex-prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Braga Junior, e o atual prefeito Eduardo Braide.
Na época, o ex-chefe do executivo ludovicense, disse, que independentemente da posição política, ele o saudoso vereador eram amigos de longas datas.
Professor de História e Direito, Policial Civil aposentado e ex-vereador, Sá Marques, resumiu sua passagem na câmara, ao lado do saudoso amigo Edmilson Jansen.
“Eu fui vereador da câmara municipal, ao lado do Edmilson Jansan, com bancadas diferentes”, lembra Sá Marques.
Tive pouco tempo para conversar e conhecer mais o irmão de um grande amigo meu, o delegado de polícia, Eduardo Jansen”. “Edmilson era um cristã e um político honesto, muito dedicado às causas sociais. Hoje vejo o quanto ele faz falta para muitos que o seguiam’, concluiu o ex-vereador Sá Marques.
A jornalista Itamargareth Correia de Lima, ex- Superintendente, até os dias de hoje, é lembrada pelos ex-assessores e membros família do saudoso vereador, pelo empenho, dedicação e respeito que sempre teve com o vereador durante a sua passagem pela CMSL.
PERFIL.
Natural de São Bento, situada na Baixada maranhense, Edmilson Carneiro Jansen de Mello, era viúvo, tinha 66 anos, atuava como advogado e estava em seu segundo mandato de vereador, após ter sido reeleito em 2016, com 4.108 votos.
Eram integrantes da equipe do vereador Edmilson Jansen.
Fernanda Silva (Esposa)
Joseane Rabelo (Assessora de gabinete)
Messias Fonseca (Assessor de gabinete)
Ildimira Amaral(secretária).
Rômulo Silva (Assistente).
Mauro Garcia (Assessor de Imprensa)
Mario Jorge, o “Pelé da Vila Bacanga” (Líder de base).
Cuty Aires (Líder de Base)
Sebastiana Aires (Líder de base)
Joana da Escolinha (Líder de Base).
Keite Rodrigues (Líder de base)
Valdineia Trindade, a “Caté” da Vila Dom Luís (Líder de Base).
Antônia Romão (Líder de base.
Daniel Gaspar (Líder Cultural)
Antonio de Merquides (Comunitário)
Roberto de Ezilair (Desportista)
Garotinho de Ouro (Desportista)
MC Alcino (Cantor de Rapper)
Marcio Cantor (Publicitário e músico).
João do Bambu (Desportista do Sá Viana).
Rose Araújo
(Conselheira Tutelar).
Roberto da Afasca (Desportista).
Joanderson Coelho (Vila Luizão)