Por Mauro Garcia
DRT/MA:1279
Fotos: Paulo Caruá
Na última segunda-feira (21), o Sindicato dos Comerciários de São Luís celebrou o Dia dos Comerciários com um grande evento no CEPRAMA, no bairro Madre Deus. A festa, que começou às 10:h,reuniu centenas de pessoas e destacou as raízes culturais maranhenses, reforçando a parceria do sindicato com um dos espaços mais tradicionais da cidade.
A programação incluiu diversas atrações, como um culto ecumênico, feijoada para os 300 primeiros participantes, torneio de futebol e apresentações musicais. Bandas como Alta Tensão, Mix in Brasil e o Grupo de Pagode animaram o público, com destaque para a participação especial do Boi de Nina Rodrigues.
Durante o evento, o presidente do sindicato, Edmilson dos Santos, ressaltou a importância da luta por melhores condições de trabalho, lembrando que a data-base da categoria, em 1º de novembro, se aproxima.
A pauta inclui o reajuste salarial, a criação de um novo piso para a categoria e a redução da jornada de trabalho para seis horas, visando melhorar a qualidade de vida dos comerciários.O ex- vereador por São Luís e diretor do sindicato, Oswaldo Muller, comentou sobre a tradição do evento: “É uma alegria enorme estarmos aqui novamente comemorando o Dia dos Comerciários. Além do torneio de futebol, este é um dia de homenagem e reflexão. Sabemos que ainda temos muitas lutas a enfrentar, mas também é um momento de celebração.”
“Hoje, o comércio está fechado em geral, dos supermercados aos shoppings, em respeito à categoria’,completou.
Fortalecimento da classe trabalhadora
O superintendente Regional do Trabalho, Nivaldo Araújo, destacou o papel do sindicato na conquista deste dia, fruto da convenção coletiva de trabalho: “Não é apenas uma festa, é um reconhecimento da organização da categoria, que é essencial para garantir melhores condições de trabalho e salário. O governo Lula sempre incentivou a participação da sociedade civil e o fortalecimento das organizações sindicais.”
Júlia Nogueira, diretora executiva da Central Única dos Trabalhadores (CUT), também destacou as conquistas da categoria: “O Sindicato dos Comerciários do Maranhão celebra o Dia dos Comerciários há anos com esta confraternização. É fundamental lutarmos pelos nossos direitos, mas também comemorarmos as vitórias que alcançamos.”
Rodrigo Comerciário, sindicalista presente no evento, sublinhou a importância do descanso oferecido pelo feriado: “Depois de hoje, a pressão no trabalho aumenta com as vendas de fim de ano, então este dia serve também para recarregarmos as energias.”
O evento foi aberto ao público e aos associados do sindicato, e a diretoria aproveitou a ocasião para convidar os comerciários a se associarem, reforçando a luta por melhores condições de trabalho.A comemoração contou com a presença de diversas autoridades, como Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA, e Manoel Barbosa, vice-presidente da Fecomércio-MA e presidente da Amasp-MA.
Ambos destacaram a importância do evento para humanizar uma atividade econômica que gera renda e desenvolvimento para toda a sociedade.
Outros presentes incluíram a sindicalista Maria José Everton, do Sindcomerciário São Luís, Maria Lauzina Moraes, presidente da Federação dos Empregados do Comércio no Maranhão, e o deputado federal Cleber Verde (MDB).