Por Mauro Garcia. DRT/MA:1279
O site PRIMEIRA HORA ONLINE de São Luís do Maranhão tem a tristeza de anunciar o falecimento de um dos maiores ícones do jornalismo brasileiro e internacional, Cid Moreira. Hoje, o jornalismo está de luto oficial pela perda de um nome que marcou a história da comunicação.
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, conhecido como um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, faleceu aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde vinha tratando de uma pneumonia nas últimas semanas.
Nascido em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927, Cid Moreira completou 97 anos na última sexta-feira (27).
Sua carreira começou por acaso, quando um amigo o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté.
A partir de 1944, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga.
Nesse período, de 1951 a 1956, começou suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala” na TV Rio.
Com uma carreira de mais de seis décadas, Cid Moreira tornou-se a voz do “Jornal Nacional”, apresentando o telejornal em cerca de 8 mil edições, consolidando sua imagem e voz como sinônimos de credibilidade e profissionalismo no Brasil.
O site PRIMEIRA HORA ONLINE presta esta homenagem à sua memória, reconhecendo sua imensa contribuição ao jornalismo e à televisão. Cid Moreira deixará saudades, mas seu legado continuará vivo nas mentes e corações de todos que acompanharam sua trajetória inigualável.