O fato foi confirmado no Diário Oficial e pela Casa Civil.
Segundo um site noticiário local, ele mesmo teria pedido á própria exoneração.
Jorge Andres Zubicueta era acusado de usar pesquisas da Econométrica para favorecer pré- candidaturas e candidaturas de políticos para os cargos de senado Federal, Governos Estaduais e prefeituras.
Segundo o site, em 2018, o empresário foi denunciado pela coligação “Maranhão Quer Mais”, que tinha como candidata a ex- governadora Roseana Sarney (MDB), protocolada na Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE), por pesquisas que favorecia a chapa concorrente na disputa pelo Governo do Estado
A então Econométrica promovia divulgações de pesquisas eleitoral, apontando larga vantagem, com dados suspeitos e contratados por emissoras e veículos de comunicação.
Suspostas fraudes e levantamentos suspeitos
Até mesmo o nome da professora, Celene Raposo Aquino, técnica em estatística, ja falecida, aparece na susposta pesquisa, ja que 19 dias antes de morrer, o registro da pesquisa, havia sido assinado por ela, o que gerou desconfiança ao levantamento eleitoral.
O empresário Jorge Andrés Zubicueta Goic, é natural do Chile, repassou o gerenciamento da Econométrica para as mãos do irmão, Sérgio Zibicueta que herdou agora os dois cargos comissionados na gestão atual.
Ao final de 2021, Jorge Zubicueta era comissionado em dois cargos no Governo do estado, especificamente na Casa Civil, como Assessor Responsável pelo Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, com um salário de R$ 3.838,57, ganhando o outro salários de R$ 3.705,13, também ocupava o cargo de Conselheiro na MAPA – Maranhão Parcerias.