Reunião realizada na Casa do Tambor de Crioula debate ações para fortalecimento das danças populares
Por Mauro Garcia: DRT.1279/MA
SÃO LUÍS– Representantes de quadrilhas juninas e danças populares se reuniram no último dia 21 de março na Casa do Tambor de Crioula do Maranhão, localizada no projeto Reviver, na Praia Grande, em São Luís. O encontro teve como foco o fortalecimento da cultura popular maranhense e definiu ações importantes para o calendário cultural de 2025.
Entre as principais deliberações está o recadastramento dos grupos já filiados e o cadastramento de novas entidades de danças populares, com prazo até o dia 14 de abril de 2025.
Ubiraci Fonseca, conhecido como “Arerê Lambertime”, presidente da União Maranhense de Entidades de Quadrilha Junina e Danças Populares do Maranhão (CONAQJ), reforçou a importância da articulação com as manifestações culturais do estado. “É fundamental que estejamos em sintonia com as tradições do Maranhão, sempre buscando e reivindicando o apoio dos órgãos públicos e privados”, afirmou.
Durante a reunião, também foi anunciado o lançamento do 6º Campeonato Maranhense de Quadrilhas Juninas, além de outros projetos que devem ser executados ao longo do ano pela entidade.
A liderança comunitária Rosinha do Racional destacou o compromisso da CONAQJ com os grupos culturais. Ela ficará responsável pela articulação dos grupos da Região Metropolitana de São Luís.
A nova coordenação da entidade será composta pelos jovens Edson, Cleudimar e Vitória, que passam a integrar a equipe à frente da CONAQJ-MA.
Presente ao evento, Dona Neta, uma das figuras mais respeitadas do movimento junino, ressaltou a necessidade de união. “Precisamos estar juntos, participando ativamente das ações da entidade. Só assim fortalecemos nossa cultura”, disse.