A reportagem da Revista Piauí trouxe mais uma revelação bombástica que liga o senador Weverton Rocha ao Centrão. De acordo com documentos enviados pelo relator do orçamento de 2022, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), Weverton enviou 32 indicações em nome de 19 pessoas.
A revista aponta que essas indicações foram protocoladas sem nomes de parlamentares, tendo como autores “usuários externos”. Em seguida, foram aprovadas pelo relator-geral. Usuários externos são pessoas sem mandato no Congresso, mas que podem apresentar emendas.
A medida faz com que os pedidos apareçam em nome de terceiros – em resumo, um laranja. Recorrer ao usuário externo é uma forma de driblar a determinação do Supremo por transparência.
O texto da Piauí detalha o método utilizado pelos parlamentares: “De maneira simples. Cada pedido de repasse que entra no Sindorc recebe uma numeração, um nome de autor, um valor solicitado e um beneficiário. O que fica acessível ao público é apenas o nome do usuário externo. Aí entra em cena o conchavo: o deputado ou senador pede (por meio de ofício, por exemplo) que o relator-geral toque adiante os pedidos com as numerações que os usuários externos apresentaram”, esmiúça a reportagem.