O YouTube está de olho no setor de TV a cabo e vai lançar um serviço
próprio de transmissão de programação, o YouTube TV. Segundo a diretora
executiva do site de vídeos da Google, Susan Wojcicki, informou nesta
terça-feira, a entrada em operação deve acontecer nos próximos meses.
Com
o slogan “finalmente, TV ao vivo feita para você”, o site do serviço já
permite aos interessados deixarem um e-mail para serem alertados quando
o produto estiver disponível.
O anúncio confirma rumores de 2016,
que anteciparam o produto. O YouTube TV custará US$ 35 por mês nos EUA e
oferecerá cerca de 40 canais, incluindo as quatro grandes redes de TV
do país (Fox, NBC, CBS e ABC) e alguns do serviço a cabo, como o canal
esportivo ESPN. Contudo, inicialmente, o serviço ficará restrito às
poucas cidades em que conseguiu acordo com redes de televisão.
Até agora, a empresa já chegou a denominadores comuns com grandes canais americanos, como HBO e TBS.
Com
o YouTube TV, a companhia se junto a empresas como Sony e AT&T, que
já oferecem alternativas na internet à televisão a cabo. E a Hulu — joint venture que inclui, entre outras, NBC Universal e Disney — tem um projeto similar a caminho.
Todos
estes são pensados para atrair um público que abandonou os pacotes
tradicionais de TV por assinatura ou que nunca chegaram a contratar este
tipo de serviço. Porém, nenhuma dessas plataformas se tornou um
sucesso, até o momento. O YouTube espera que sua expertise em
recomendações e buscas o ajude a se destacar.